16 de março de 2010

Fome X Vontade de Comer


Sabe quando vc está em casa, sem fazer nada...só assistindo Tv...De repente entra um comercial de pizza...
Ai, Meu Deus!!!
A boca enche de água, você começa a pensar no seu sabor preferido, com queijo bem derretido e imagina, imagina,...mas do nada...PUFT! A luz acaba e a tv desliga...Vc fica no escuro e nem se lembra mais do que estava pensando...Só quer saber de procurar as velas...

Pois, é, gente...é assim que me sinto ultimamente. Às vezes estou no shopping, ou vendo tv, ou até mesmo na casa de familiares e vejo algo que me dá muita vontade: pizza, pastel, chocolate, refri...Do mesmo jeitinho que a vontade chega, ela vai embora...

Incrível isso...

Nosso corpo precisa de muito pouco para se manter ativo e saudável. Com o passar dos anos, a nossa alimentação foi ficando mais rica em calorias, gorduras, açúcares e sódio... E isso faz a humanidade engordar. A obesidade já é o mal do século e tudo por conta dos novos alimentos e de nossa vida cada vez mais sedentária, graças à tecnologia.

Precisamos comer para viver e não o contrário. Quando vivemos para comer num instante vemos o reflexo na balança e nas roupas que passam a ficar cada vez mais apertadas.
Quando sentimos vontade de comer algo, parece que o mundo vai acabar e "precisamos" comer aquele bolo ou aquele biscoito. Pensamos sem pensar. Justificamos para nós mesmos: 
"Ah, eu mereço, né? A semana todinha de dieta...hoje eu mereço..."
Mas nos perdemos nessa vontade e o que era para ser só um pedacinho, vira dois, três, e até mesmo metade do bolo...

De nada adianta uma dieta balanceada, um estomago reduzido se não se consegue resistir às tentações.

Temos que nos sentir donos de nossos próprios corpos e capazes de dominar nossos desejos e vontades. 

Isso tem acontecido comigo. Antes eu acabava comendo aquele doce num desespero...Hoje eu sinto vontade, mas logo ela passa, pois sei que amanhã, depois ou depois, o doce estará lá...Posso ir na loja e comprar...Não há nenhum desespero.
Quando sinto cheiro de pão de queijo quentinho e a boca enche de água, penso em outra coisa e saio à francesa...Por que ceder? Para que jogar todo meu esforço no lixo??
Se vou à padaria comprar 2 pães franceses, é com isso que devo sair de lá..Dane-se se o padeiro inventou um pão doce novo ou se tinha um ovo de páscoa em oferta...
Doí...a mão coça...o olho não sai de cima do doce, mas eu permaneço firme!
Pego meus dois pães e vou para o caixa. Depois saio rapidamente da padaria a passos largos.
15 passos depois me sinto vitoriosa!!! Não cedi...resisti!!!
E esse sabor de vitória é muito melhor do que aquele chocolate ou pão de queijo.

Costumo dizer que depois que subi naquela maca, depois que tive essa coragem, essa força, nada é tão difícil.

Se vc está no caminho rumo a uma vida mais saudável, disposta a emagrecer, compre essa briga: É você, contra o seu eu-antigo. Não deixe que esse eu-antigo prevaleça...Afinal de contas se você está querendo mudar é porque esse seu eu-antigo não te satisfazia mais, né?

E qual dos seus "eus" você prefere, hein?

3 comentários:

Gabriela disse...

Oi Flá !

Ter o controle dá uma sensação tão maravilhosa né ?

E no seu caso vc não pode sucumbir MESMO , por questão de saúde ... Vc já está podendo comer normalmente ???

Beijocas

Caroline Carvalho disse...

UAU, Adorei o post e a reflexão, muito bom para todas nós que nos submetemos a esta mudança e mesmo para quem deseja emagrecer mas sempre cai nas tentações...
Falou e disse, ARRASOU!!!!
Este post merece aplausos...
BJSSSSS

Unknown disse...

Você me entende! haha